Gostaria de compartilhar um texto que escrevi inspirado por um Anjo compromissado com o Amor sobre o PERDÃO.
Vale a pena (e a paciência! rs) ler e aprender muito. Vamos ao texto então:
Perdoar é libertar-se.. .sim, parece estranho essa afirmação, mas nela se encerra um grande ensinamento quando entendida à luz do Evangelho de Jesus.
O egoísmo (que gera o orgulho), pai de todos os nossos vícios e defeitos (e também de todos os nossos sofrimentos), sentimento contrários ao amor, que nos faz escravos de nós mesmos, acaba, também, nos fazendo escravos dos outros, promovendo VÍNCULOS DE ÓDIO que nos acorrentam, muitas vezes por milênios à (s) pessoa (s) que nos é (são) tão contrária (s).
O ódio, fruto do orgulho e egoísmo, por ser contrário ao AMOR, promove um desequilíbrio no Universo;
Universo esse que se mantêm harmônico graças ao Poder do Amor, poder esse que é o único e verdadeiro. Gerando um desequilíbrio no Universo (através de sentimentos contrários ao AMOR), o próprio Universo se encarregará de promover a re harmonia, seja através do amor (quando temos essa consciência), ou através da dor (que é o que geralmente acontece por que o nosso egoísmo fala ainda muito mais alto).
“Perdoar não 7, mas 70 vezes 7” (ou seja, sempre)..
”Amai também os vossos inimigos” (por que, antes de “inimigos” são nossos irmãos, e irmãos em sofrimento que necessitam de amor, e não de revides de ódio)...
”Reconciliai com o seu irmão” (muitas vezes somos nós os responsáveis pelos desentendimentos e brigas)...não é isso que Jesus nos ensina? Mas...não é nada fácil amar os nossos “inimigos”, ou melhor, aquelas pessoas que não gostamos por alguma razão, seja qual for...e, como, então, amar uma pessoa que não gostamos, que até, muitas vezes, nos fazem algum mal?
E outra questão...como não revidar a agressão que sofremos, se o nosso orgulho ainda fala mais alto...vamos ser considerados fracos, sem personalidade?
Sabemos, através dos ensinamentos de Jesus, que é o AMOR o único e Verdadeiro PODER, ou seja, que não existe algo que faça mais diferença que o AMOR faz, não há algo que consiga mudar e melhorar alguém ou alguma situação verdadeiramente, de fato, além do amor.
Mas, estamos há milênios sendo educados com a cultura do vencer ou morrer, com a cultura de que temos que ser sempre os melhores em tudo, mesmo se for às custas dos outros...olha o nosso orgulho falando mais alto aí?
E percebam que essa crença, que nós psicólogos chamamos de CRENÇAS DISFUNCIONAIS (que prejudicam a nossa vida de alguma (s) forma (s)), nos causam apenas frustrações e sofrimentos.
Por causa disso, o AMAR desinteressado, desapegado e todo doação, como o fez Jesus, ainda é algo que está fora da nossa realidade imediata...mas não é algo utópico, não é algo impossível e inalcançável, não, não...a capacidade plena de amar é uma conquista, conquista de milênios de séculos de ESFORÇO, praticando, segundo as nossas limitações, o amor, o AMAR A SI E AO PRÓXIMO...(lembrando que amar é fazer ao outro o que você gostaria que fosse feito a você).
O DESAPEGAR-SE DE SI, DESAPEGAR-SE DO NOSSO EGOISMO, DO NOSSO PERSONALISMO (que é simbolizado por Satanás ou Diabo na Bíblia...). Jesus não foi criado já sabendo, já compreendendo o AMOR como ele compreendia e amava enquanto esteve conosco aqui encarnado, não, não, Jesus trilhou um longo caminho de expiações, provações e depois missões...e continua até hoje a evoluir, a se melhorar...por que, como ele mesmo disse, “bom (ou perfeito) somente o PAI”
(Mateus, cap. XIX, v. 16, 17 – Marcos, cap. X, v. 17, 18, – Lucas, cap. XVIII, v. 18, 19.).
Jesus CONQUISTOU a compreensão do poder do amor e ama de forma madura espiritualmente falando, que é o amor desapego, o amor desinteresse, o amor doação.
Mas... é nós, SIMPLES IMORTAIS, ainda no início da nossa evolução espiritual e no início do entendimento do que seja, realmente o amor?
Como fazemos para conquistar essa virtude, que é a mãe de todas as outras virtudes, que é a CAPACIDADE DE AMAR, através do ENTENDIMENTO do amor?
Todas as virtudes e potencialidades divinas já estão em nós (em essência), o que devemos fazer é permitir que essas potencialidades divinas aflorem naturalmente...mas como???????A resposta é simples (embora a atitude não seja)...
Aprendemos a amar, amando....
Aprendemos a perdoar, perdoando....
Aprendemos a tolerar, tolerando....
.E, depois da conscientização do poder do amor, a VIVÊNCIA no amor, ou seja, a PRÁTICA DO AMOR, por mais difícil que seja no início, que aprenderemos não só a amar em todas as suas conseqüências
Vamos voltar ao nosso tema, que é o perdão.
.Como perdoar uma pessoa que me magoou, que me agride, que fala mal de mim, que não tem consideração por mim, etc...etc...etc...?
Lembram que todas as virtudes são fruto do Esforço, portanto são CONQUISTADAS?
É por aí que “atacaremos”, ou seja, que vamos começar a APRENDER A PERDOAR.
Lápis e papel na mão...ou copie e cole, vamos ver como é que conseguiremos essa “incrível façanha”, que se chama PERDOAR.
Passo 01) Não revidar as ofensas, os insultos, as agressões: quando alguém te agredir, entenda que é quem agride que está se envenenando, que está se prejudicando...por que, agindo contrário ao amor, a Vida se encarregará de, alguma forma (geralmente pela dor), fazer com que esse IRMÃO se desperte e volte novamente ao caminho do amor, do equilíbrio. Esse irmão que nos agride está passando por um período de muito sofrimento e, por não saber lidar com esse sofrimento, por não saber que é só através do amor que tudo muda e melhora, se agride agredindo aos outros.
Esse IRMÃO que nos agride é um necessitado espiritual, ou seja, um IRMÃO EM SOFRIMENTO QUE NÃO ESTÁ SABENDO LIDAR COM AS SUAS FRUSTRAÇÕES, justamente por estar desviado do caminho do amor. Como nós, que nos dizemos CRISTÃOS, e temos já alguma consciência do PODER DO AMOR vamos revidar uma agressão que, na verdade É UM PEDIDO DE SOCORRO?????? Não dá, não é? Pensem nisso.
Esse IRMÃO está temporariamente desequilibrado e dando vazão para o que está cheio o seu coração...ou seja, sofrimento, muito sofrimento.
Passo 02) Fazer uma prece a DEUS por esse Irmão em sofrimento: tendo a consciência e o entendimento de que esse Irmão que nos agride é necessitado de auxílio, é um sofredor e faz o que faz por que ainda não compreendeu o poder do amor, é nosso dever de CRISTÃOS que dizemos ser de propiciar algum tipo de bem a esse irmão....se não conseguimos (por causa do nosso ainda muito forte e presente ORGULHO) fazer algo concreto de bom a esse IRMÃO EM SOFRIMENTO que nos agride, façamos então, uma prece a DEUS pedindo por esse irmão que nos agride.
Confesso a vocês que isso, no início é difíiiiiiiiiiicillllllllllllllll. Ixi, a gente faz aquela prece sem vontade, se vigiando para fazer uma prece a DEUS e não uma para o “Diabo” (rs), de tanto que aquele irmão nos é aversivo, de tanto que não gostamos dele ainda (olha o nosso orgulho falando ainda alto).
Mas, com o tempo, isso se torna um hábito e fica fácil fácil...por que já estamos um pouco mais educados nos nossos sentimentos e conseguimos receber mais cPasso 03) Fazer algo de bom por esse Irmão em sofrimento que nos agride: Já treinado os 2 passos anteriores....que pode demorar um bom tempo até conseguirmos fazer uma prece de coração e repleta de sentimentos positivos (de amor), passemos para o próximo passo que é fazer algo de positivo para esse irmão em sofrimento que nos agride. Mas antes de continuar, vale a pena fazer uma observação...quando estivermos já nessa etapa, vamos perceber que algo mudou...mudou em nós e nessa pessoa que nos é desafeto, que não gostamos....pode até ser que, nesse estágio, da prece a DEUS por esse irmão, comecemos a GOSTAR desse irmão...ou pelo menos ter algum tipo de sentimento positivo para com ele (início do verdadeiro perdão, que nos liberta de nós e desse irmão em sofrimento). Voltando, então ao 3º passo. Depois que “ficar fácil ou menos difícil” fazer uma prece a DEUS para os irmãos em sofrimento que nos agridem, vamos tentar fazer algo de bom para eles, como por exemplo, buscar, através de atos principalmente, e de palavras de amizade e amor, buscar uma reconciliação. Mostrando a esse (s) irmão (ãos) em sofrimento que eles podem contar conosco se precisarem de nós. Nesse estágio do aprendizado do perdão, estaremos abertos a influenciação ostensiva dos Espíritos Superiores e de todos os irmãos desencarnados que também tem compromisso com o amor...aí seremos inspirados para encontrarmos milhares de maneiras para ser útil a esses irmãos em sofrimento que, pode ser que até não nos agridam mais.claramente o auxílio do Mais Alto para nos ajudar a perdoar um pouco mais “de verdade” ! risos.....
Passo 03) Fazer algo de bom por esse Irmão em sofrimento que nos agride:
Já treinado os 2 passos anteriores....que pode demorar um bom tempo até conseguirmos fazer uma prece de coração e repleta de sentimentos positivos (de amor), passemos para o próximo passo que é fazer algo de positivo para esse irmão em sofrimento que nos agride.
Mas antes de continuar, vale a pena fazer uma observação...quando estivermos já nessa etapa, vamos perceber que algo mudou...mudou em nós e nessa pessoa que nos é desafeto, que não gostamos....pode até ser que, nesse estágio, da prece a DEUS por esse irmão, comecemos a GOSTAR desse irmão...ou pelo menos ter algum tipo de sentimento positivo para com ele (início do verdadeiro perdão, que nos liberta de nós e desse irmão em sofrimento).
Voltando, então ao 3º passo. Depois que “ficar fácil ou menos difícil” fazer uma prece a DEUS para os irmãos em sofrimento que nos agridem, vamos tentar fazer algo de bom para eles, como por exemplo, buscar, através de atos principalmente, e de palavras de amizade e amor, buscar uma reconciliação.
Mostrando a esse (s) irmão (ãos) em sofrimento que eles podem contar conosco se precisarem de nós.
Nesse estágio do aprendizado do perdão, estaremos abertos a influenciação ostensiva dos Anjos e
Espíritos Superiores e de todos os irmãos desencarnados que também tem compromisso com o amor...aí seremos inspirados para encontrarmos milhares de maneiras para ser útil a esses irmãos em sofrimento que, pode ser que até não nos agridam mais.
Vejam, irmãos, que o perdão, assim como todas as outras virtudes, todas filhas do amor, não aparecem em nós de uma hora para outra, mas sim, fazem parte do nosso dia a dia depois de um longo processo de aprendizagem, de prática, de tentativas e principalmente de ESFORÇO nosso, para perseverarmos no amor....lembram?
Amor que é o ÚNICO E VERDADEIRO PODER, amor que muda, que melhora, que nos eleva a DEUS....amor que nos faz encontrar a verdadeira e infinita felicidade e, amor esse que acaba com todos os nossos sofrimentos se persistirmos nele, no amor
. Irmãos, amem...aprendam a perdoar perdoando....respeitando nossos limites, que não são poucos e nem pequenos, mas é só através do ESFORÇO, da prática, da atitude que, GRADATIVAMENTE vamos CONQUISTANDO TODAS AS VIRTUDES, até que os nossos vícios e defeitos sejam totalmente abafados e extintos por elas.
Não exija de você santidade, por que estamos muito longe disso....por isso mesmo que a palavra chave é ESFORÇO...ser Espiritualista não é ser santo, ser Espiritiualista é SE ESFORÇAR em se melhorar cada vez mais, através do PODER DO AMOR.
Abração a todos, tudo de bom, fiquem com Deus e até mais! Namastè
p